A terapia focada nas emoções (TFE) é uma abordagem psicoterapêutica que tem por objetivo auxiliar o cliente a ressignificar suas experiências emocionais. Dito de outra forma, busca-se transformar emoções que estão desadaptativas em emoções adaptativas (que serão tema de outro artigo). De que forma isso ocorre? Mudando emoções com outras emoções (Mendes e Greenberg, 2022).
A terapia focada nas emoções e a relação terapêutica estão intimamente conectadas, dado a essencialidade deste tipo de vinculação para o sucesso da terapia. É que o vínculo proporcionado por essa relação enseja um modelo positivo, seguro e respeitoso de interação, permitindo a que o cliente desenvolva confiança no processo terapêutico, entre outras questões.
Na TFE, o terapeuta ajuda o cliente a se tornar mais consciente de suas emoções e a expressá-las, no ambiente seguro do setting terapêutico – que inclusive por ser online. Isso requer que o terapeuta desenvolva uma compreensão profunda do mundo emocional da pessoa, mostrando-se presente e engajado durante as sessões. Dessa forma, cria-se um ambiente no qual o cliente se sente à vontade para explorar emoções difíceis (tais como o medo, a raiva, a vergonha e a tristeza).
Finalizando, a relação terapêutica é fundamental no processo da TFE, pois ajuda o cliente a se sentir seguro, compreendido e apoiado ao longo do caminho. O terapeuta atua como um guia na exploração e regulação das emoções do paciente, ajudando-o a desenvolver habilidades para lidar com as emoções de maneira mais saudável.
Referência:
Mendes, M. & Greenberg, L. A Clínica das Emoções. São Leopoldo: Sinopsys, 2022.