ServiÇOS E ABORDAGENS

Sou psicóloga clínica, professora universitária e acredito que a psicoterapia, bem como a educação, podem ajudar a que o mundo pessoal e interpessoal se torne um lugar melhor para se viver.

SOBRE OS PROCESSOS PSICOTERAPÊUTICOS

Como a criança é o pai do adulto (Bowlby), a base dos processos terapêuticos tem como um dos focos cuidar e tratar das dores da criança interna que reside em cada adulto. Dores e sofrimentos ocorridos na infância e na adolescência, e que não foram elaborados, podem se transformar em um tipo de memória que nos faz formar expectativas sobre a forma como o mundo funciona, com base justamente nessas experiências. Ou seja, passam a ser filtros com os quais interpretamos o mundo. O que isso significa? Que eventos atuais parecidos com aqueles antigos passam a ser gatilhos, que nos fazem sentir e comportar como se aquelas situações fossem atuais, sem que percebamos (no blog, escrevo um artigo sobre isso). Então, um dos pilares da psicoterapia é ajudar a pessoa a entender que somente esquecemos o que conseguimos elaborar; entender que somente a verdade emocional nos liberta. A partir daí, auxiliar a que se consiga “digeri-las” adequadamente. Uma das maneiras de fazê-lo é olhar corajosamente para nossa história e satisfazer necessidades psicológicas não atendidas, dentro do que é possível no aqui e agora, aprendendo a sermos os melhores pai/mãe de nossa criança interna.

Terapira Relacional sistÊmica

Terapia Relacional Sistêmica – A abordagem baseia-se na ideia de que os comportamentos de uma pessoa devem ser compreendidos a partir de seu contexto, de sua família. Tudo em nós se desenvolve por meio de relações. Então, para entender uma pessoa é necessário conhecer seu ambiente relacional (e quando a terapia é individual, basta que conheçamos como ela interpreta este ambiente). Pensar sistemicamente é compreender que as relações se influenciam mutuamente ou se retroalimentam. É uma forma de tratamento psicoterapêutico que auxilia sobretudo no manejo de problemas relacionais, conflitos familiares, falta de entendimento entre as pessoas. É eficaz em momentos do ciclo de vida que são estressantes por si, tal como a passagem da adolescência para a vida adulta. Também é bastante útil no enfrentamento de situações que decorram da intergeracionalidade, ou seja, aqueles fenômenos que passam de geração para geração, tal como a repetição de padrões que causam sofrimento. Por meio dela é possível tratar casais, famílias e indivíduos.

EMDR

O EMDR é uma abordagem psicoterapêutica que ocorre por meio de Dessensibilização e Reprocessamento de memórias traumáticas. É feita com auxílio de movimentos bilaterais, luzes ou sons, que ajudam a simular o sono REM. É o tratamento de escolha da Associação Americana de Psicologia, para o Transtorno do Estresse Pós-Traumático. Também tem alcançado bons resultados para eventos que não chegam a satisfazer critérios de um grande trauma, mas que em função de sua habitualidade, geraram e continuam gerando dor. Parte-se do pressuposto que sofrimentos emocionais decorrem de memórias que não foram elaboradas, ante a magnitude de eventos, sobretudo vividos na infância, para os quais nosso aparelho psíquico não tinha condições de assimilar e elaborar. Os atendimentos em EMDR são feitos somente em formato presencial.

TERAPIA FOCADA NAS EMOÇÕES

A terapia focada na emoção é um modelo de psicoterapia experiencial. O uso da empatia é uma das ferramentas fundamentais do processo. Segundo Mendes (2016), não se trata aqui da empatia tradicional, mas sim de novas formas de intervenção. É por meio desta concepção de empatia que são construídas intervenções experienciais desenvolvidas especificamente para transformar as emoções dentro do processo de psicoterapia. O modelo tem como objetivo central a reestruturação de esquemas emocionais apresentados pelo cliente, possibilitando, assim, a formação de um novo sentido de si mesmo.

Terapia focada nos esquemas

Modalidade integrativa de psicoterapia que busca tratar de padrões de comportamentos arraigados e disfuncionais. Esta abordagem propõe que necessidades emocionais não atendidas, sobretudo na infância, juntamente com a constituição biológica, interagem no desenvolvimento da personalidade, desencadeando uma série de sofrimentos e problemas emocionais. A ideia é auxiliar a pessoa a encontrar formas de satisfazer as necessidades primordiais afetivas, as quais lhe foram subtraídas em idade precoce, e dessa forma, empoderar seu lado adulto saudável e suplantar comportamentos sabotadores, rumo a escolhas mais saudáveis.

Cursos de Comunicação não violenta (CNV)

A CNV auxilia a que se consiga uma expressão pessoal mais autêntica, e, paralelamente, uma escuta empática, de tal modo que as pessoas passam a se entender melhor e são melhor compreendidas, mesmo em situações difíceis. Trata-se de uma forma de comunicação na qual os participantes conseguem se acessar e conectar por meio da percepção dos sentimentos e necessidades de cada um, identificando-os e respeitando-os.

GOSTARIA DE AGENDAR UMA SESSÃO?