Les Greenberg é um psicólogo canadense responsável pela Terapia Focada nas Emoções (TFE), desenvolvida no Brasil pelo Instituto TFEBrasil, por Marco Aurélio Mendes. De acordo com essa teoria, as emoções desconfortáveis (tristeza, solidão, medo, raiva, nojo etc.), resumidamente, decorrem de necessidades fundamentais que não estão sendo atendidas. As emoções, portanto, são mensageiras de que algo está faltando em nosso ambiente/vida, nos guiando para alcançar o que falta.
Graças a elas que conseguimos sobreviver, inclusive como raça humana neste planeta, dado que as emoções alertam sobre perigos potenciais e nos motivam a tomar medidas para nos protegermos. Por exemplo, sentir medo diante de uma situação perigosa pode nos levar a fugir ou evitar o perigo.
Assim como a necessidade de segurança, há outras, fundamentais também para a sobrevivência. Dentre as quais, destaca-se a necessidades de conexão: as emoções podem indicar uma necessidade de vínculo com outras pessoas. Por exemplo, a solidão e a tristeza, solicitam a que nos aproximemos daqueles que nos acolhem. Há também a necessidades de autonomia: as emoções também podem indicar uma necessidade de autonomia ou independência. Nesse sentido, a raiva pode ser uma resposta a uma sensação de invasão, e servir para colocar limites necessários. Portanto, para cada emoção, há necessidades não atendidas a ela vinculadas, e um chamamento para que façamos algo em nosso ambiente.
A TFE ajuda na identificação, por meio do acesso às emoções, de necessidades não supridas e, dessa forma, enseja maneiras de encontrar jeitos de atendê-las, dentro dos limites impostos pelo contexto e circunstâncias de cada pessoa. Em vez de tentar controlar ou suprimir suas emoções, as pessoas são incentivadas a explorá-las (dentro da chamada zona ótima de processamento emocional – Siegel), entender o que elas estão tentando comunicar e, então, buscar formas de realização daquilo que falta.
Referências
Mendes e Greenberg. Clínica das emoções. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2022
Siegel. O poder da visão mental. Rio de Janeiro: Best Seller, 2020.